CobNews

DECORAÇÃO FUNCIONAL NA CASA QUE AJUDA A VIDA DOS PETS

Diversos >> Proteção para os sofás é um dos principais cuidados; algumas plantas e flores devem ficar fora do alcance dos bichinhos

Manter animais de estimação em casa exige mais do que amor pelos bichinhos. É necessário contar com uma estrutura adequada para que nem eles e nem você se estressem.

Isso implica em escolher materiais adequados para a saúde desses animais e a decoração do seu lar. Antes de sair por aí adotando qualquer animalzinho, lembre-se de que toda a família deve estar de acordo e disposta a colaborar com os cuidados e tratamento do animal.

Outro fator importante é que ele precisará de cuidados especiais e, portanto, é necessário paciência. Paciência até mesmo na hora de trocar o estofado do sofá, o tapete da sala, as flores do jardim e tirar os objetos mais delicados dos locais habituais, caso estejam no trajeto dos pets. Principalmente no início, quando eles têm por instinto fazer alguns estragos.

Quer saber como possuir uma decoração funcional em casa que ajude a vida dos seus animais domésticos? Fique de olho nas dicas que trouxemos para você!

Estofados, cortinas e tapetes

 

Os gatos têm mania de arranhar, uma necessidade natural. Por isso, é preciso escolher para a sua sala, estofados com a trama bem fechada para que eles não soltem fios. A mesma dica vale para cachorros, que têm mania de ficar pulando de um lugar para o outro, com o perigo de furar ou causar outros danos nos estofados.

O mesmo serve para as capas de almofadas e as cortinas. Procure utilizar tons nem tão claros e nem tão escuros, pois os bichanos soltam muitos pelos também. Cores intermediárias ajudam a disfarçar enquanto você não faz uma limpeza mais determinada.

Outra dica importante, essa mais direcionada aos cachorros, é escolher tapetes de pelo curto. Na realidade, os de material sintético são os mais indicados. Os de sisal e o polipropileno estão entre as melhores opções.

Para as capas de almofadas, a sugestão é utilizar materiais bem resistentes e de fácil higienização, como o brim, o couro, a sarja, o vinil e a lona. Assim como para o sofá e o tapete, opte por cores de tom intermediário — marrom, cáqui, bege e laranja.

Proteção nos móveis

 

Os cachorros, principalmente os mais novinhos, adoram morder tudo que esteja ao alcance deles. Para evitar que destruam a base dos seus móveis, o ideal é protegê-los. Compre protetores de borracha para colocar nos pés da mobília, ou então, faça os pés de madeira resistente, se for viável.

Outra maneira de desviar a atenção dos pets dos móveis, é contar com objetos que os entretenham. No caso dos gatos, você pode fazer prateleiras cobertas de um material sintético para que eles possam brincar, pulando de um em um.

Essas prateleiras são soluções interessantes, pois não vão prejudicar a estética do ambiente. Já para os cachorros, é possível montar uma caminha bem aconchegante, com um cesto de vime e uma almofada de estampa que combine com a decoração do ambiente. Para os mais sofisticados, é possível embutir uma caminha nos próprios móveis, como na imagem acima.

Flores do jardim

 

Algumas plantas são extremamente prejudiciais para a saúde dos pets. Por isso, na hora de levar o seu bichinho para casa, dê uma olhada no seu jardim para ter certeza de que não há nada que possa fazer mal a ele.

Entre as plantas que causam prejuízos à saúde, estão a Azaléia, a “Comigo Ninguém Pode” e a Lantana. Elas podem causar desde uma irritação na muscosa até uma intoxicação mais grave. Por isso, prefira ter as suas flores em um local reservado para que eles nem cheguem perto. Na área livre, prefira só o cultivo de grama mesmo.

Além disso, troque os vasos mais frágeis por outros mais pesados, como os de cerâmica. Assim, você evita que eles derrubem e causem prejuízo.

Se contar com uma horta é melhor deixá-la bem reservado com uma cerca. Os bichinhos podem acabar com ela caso esteja ao alcance deles.

Com essas dicas será possível deixar a sua casa sempre bonita e com a estrutura adequada para os seus animaizinhos de estimação. Afinal, ninguém quer viver trocando o estofado do sofá porque o gato o rasgou ou porque o cachorro o mordeu.

 

FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. Aggeo Pio Sobrinho, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS